Hoje eu e o Vinicius Souza vamos palestrar na PUC Campinas sobre o futuro da tecnologia e como a plataforma Microsoft ajuda pessoas e empresas a realizarem seu verdadeiro potencial.
O Vinicius preparou uma apresentação bem legal que ele vai compartilhar no blog dele em http://viniciussouza.azurewebsites.net/.
Eu vou contar um pouquinho da minha história, já que sou ex-aluno do curso de Analise de Sistemas da PUC (depois eu conto aqui no blog), e também convidar as pessoas para entrar nessa empresa fantástica que é a Microsoft.
Mas então, como alguém consegue entrar na Microsoft?
Existem várias formas, mas todas elas passando por um rigoroso processo de seleção (eu mesmo passei por umas 7 entrevistas), e a entrevista vai depender de que área você está aplicando e etc, mas o fundamental, primeiro, é conseguir a entrevista.
E como consigo participar de uma entrevista?
Se você ainda está estudando ou acabou de ser formar, a melhor forma é participar do programa de seleção de estágios da Microsoft. Para saber mais entre em http://www.microsoft.com/brasil/estagio/.
Se você já tem alguma (ou muita) experiência, a melhor forma é identificar em qual vaga você quer aplicar através do site http://careers.microsoft.com/careers/pt/br/home.aspx.
Um ponto fundamental que você já deve ter ouvido falar é o famoso QI, ou “Quem Indica”. Receber uma indicação de alguém que já trabalha na Microsoft e conhece o seu trabalho pode ajudar absurdamente. Eu entrei por indicação e várias outras pessoas que conheço também.
Se você é da área técnica, uma boa forma de se fazer conhecido é trabalhar em algum parceiro Microsoft e criar um relacionamento com as pessoas da Microsoft (importante: é claro que a Microsoft não fica contratando pessoas de empresas parceiras sem o devido concentimento do parceiro, então se você for trabalhar em um parceiro, já avise seu chefe sobre seus objetivos futuros e não esconda nada entre seu chefe e a Microsoft).
Uma outra forma é possuindo uma participação ativa na comunidade, por exemplo mantendo um blog sobre tecnologias Microsoft, escrevendo artigos para revistas, fazendo palestras, vídeos e etc. Esse post do Fabio Hara explica um pouco mais sobre isso: http://www.fabiohara.com.br/2013/09/04/que-tal-participar-da-comunidade-tecnica-microsoft/.
Abraços e sucesso na sua carreira,
Vitor Ciaramella
PS: Em breve terei grandes novidades para compartilhar com vocês.
Me adicione na sua rede de contatos, vai que eu serei o cara que pode te indicar
http://twitter.com/vitorcia
http://www.linkedin.com/in/vitorciaramella