Continuando a série PMBOK 5a edição (http://bit.ly/pmbok5aedicao)
2. Influências organizacionais e o ciclo de vida do projeto
Projetos acontecem em ambientes maiores que o próprio projeto e é importante entender e alinhar o projeto com esse contexto maior.
2.1 Influências organizacionais no Gerenciamento de Projetos
É importante analisar os seguintes itens para entender que tipos de influências positivas ou negativas o projeto pode sofrer:
2.1.1 Culturas e estilos organizacionais: Quais as visões, missões, credos e expectativas da empresa? Que políticas e regulamentos devem ser seguidos? Existem sistemas de motivação e recompensa? Qual a tolerância a riscos? Como é a hierarquia e relações de autoridade? Que código de conduta e ética seguir? Quais os horários de trabalho? Como é o ambiente de trabalho? Como é a culturas do país ou países em que o projeto acontece?
2.1.2 Comunicações organizacionais: As partes interessadas estão em constante comunicação? Qual a proximidade? Quais tecnologias de comunicação (telefone, e-mail, videoconferência) são utilizadas? Qual a frequência da comunicação? A comunicação é formal ou informal?
2.1.3 Estruturas organizacionais: A estrutura organizacional é funcional, matricial ou projetizada?
- Funcional: A autoridade do gerente de projeto e a disponibilidade de recursos para projetos é baixa ou nenhuma. Quem cuida do orçamento do projeto é o gerente funcional. O gerente de projetos tem dedicação parcial. A equipe administrativa de gerenciamento de projetos tem dedicação parcial.
- Projetizada: A autoridade do gerente de projeto e a disponibilidade de recursos para projetos é alta ou total. Quem cuida do orçamento do projeto é gerente de projetos. O gerente de projeto tem dedicação integral. A equipe administrativa de gerenciamento de projetos tem dedicação integral.
- Matricial (fraca, balanceada, forte): Um gradiente entre a estrutura funcional e a projetizada, onde a autoridade, disponibilidade de recursos, responsabilidade pelo gerenciamento do orçamento e dedicação do gerente de projetos vai cada vez mais aumentando.
Um ponto fundamental aqui é a autoridade do gerente do projeto em relação à equipe do projeto. Se o gerente de projetos não tiver autoridade nenhuma sob as pessoas que executarão o projeto, pois essas pessoas respondem apenas à seus gerentes funcionais, será muito complicado para o gerente de projetos conseguir gerenciar e realizar alguma coisa.
2.1.4 Ativos de processos organizacionais: Existem processos e procedimentos (de qualidade, segurança, auditoria, melhoria e etc.) a serem seguidos? Existem templates/modelos a serem utilizados? Existem boas práticas e lições aprendidas de projetos anteriores?
2.1.5 Fatores ambientais da empresa: Quais as condições que não estão sob o controle do time do projeto que influenciam, limitam ou direcionam o projeto? Tudo que foi levantado na seção 2.1 pode ser mapeado como fatores ambientais da empresa e servem de entrada em diversas atividades de planejamento do projeto.
Cada vez mais temos projetos sendo realizados por mais de uma organização/empresa e com times distribuídos entre vários países. É fundamental entender as semelhanças e diferenças entre essas organizações e países para aumentar a chances de sucesso do projeto.
[Fim do resumo da seção 2.1]
Você conhece alguma empresa cuja atividade principal não é executar projetos (como uma consultoria, por exemplo) e que tenha uma estrutura organizacional projetizada? Qual?
Acredita que isso é uma utopia ou de fato pode existir?
Em uma empresa grande como a Microsoft, por exemplo, eu percebo que alguns departamentos ou áreas da empresa são 100% projetizados, já outros são matriciais (do fraco ao forte). Como é na sua empresa?